Tuesday, March 3, 2009

Estudar na Irlanda

Para trás ficou a magnifica EST de Setúbal, e os ainda mais magníficos amigos que ganhei quando lá estudava, fica já aqui aquele grande abraço, e beijinhos a quem de direito daquela turma nocturna de Eng. Informática 2006/08, em especial para o Manuel e o Victor (estes fazem parte do grupo dos abraços claro) que espero quando voltar a Portugal vê-los já Engenheiros.

Mas como não pretendia ficar com os estudos parados, eis que continuei os meus estudos por estas terras, onde ingressei no CIT (Cork Institute of Technology) encontrando-me actualmente e também em regime nocturno a frequentar o curso de Computer Science, que espero acabar para o ano que vem.

Portugal Vs. Ireland
Pedir transferência foi fácil, pediram o certificado da minha antiga escola com as disciplinas que fiz e o BI, fui a escola com estes dois na mão e 15 minutos depois estava matriculado. As equivalências também, as disciplinas iguais foi me dada equivalência na hora, as diferentes posso trocar por outras com os mesmos ect’s. Nada de burocracias complicadas simples como isto e sem ter de pagar nada. Quanto a custos a única coisa que se paga são 160 euros por cadeira que da um total de 1600 euros ano, tomando em consideração que é uma escola privada pois a publica é gratuita e em Portugal pagava 950 euros de propinas, acho que a Irlanda ganha.
Quanto á qualidade de ensino não noto grande diferença, claro que se torna um pouco mais difícil estudar em Inglês, principalmente tendo professores Irlandeses, que digam o que se disser a língua difere do Inglês, mas em contra partida a nota mínima de aprovação fica-se nos 40% e nos exames temos uma folha com as formulas, pois defendem que um aluno não tem que decorar pilhas de formulas mas sim saber usa-las.

1 comment:

  1. Ainda bem que te vejo a continuar os estudos aí, pá. Lembraste daquela conversa que tivemos num bar na Baixa? Decidi-me aí a voltar a estudar (e acho que tu também) e acabo o meu curso para o ano que vem, tal como tu!

    Caramba! O tempo passa!

    P.S. Aqui na Universidade do Algarve também nos dão um formulário com todas as formulas que não temos de saber de cor. Estatistica seria quase impossivel saber todas.

    Abraço
    Mário L. Soares
    http://Lagash.blogs.sapo.pt

    ReplyDelete