Friday, February 27, 2009

Bola de Manteiga

Cada vez que se fala com saudade e água na boca de doçaria Portuguesa faço sempre figura de parvo quando falo da bela da “Bola de Manteiga”, ao que parece todos conhecem a “Bola de Berlim” mas a de manteiga não…Hum… e se bem me lembro já em Lisboa acho que este fenómeno era frequente, vai então e fiz-me a estrada (que neste caso seja fiz-me ao Google) com a mesma vontade de comer uma, e descobri que são um bolo único e típico do Barreiro, parece haver algumas divergências quanto ao seu criador uns apostam na pastelaria Moderna outros na já extinta Boleira mas em suma eis a resposta ao meu enigma : só os Barreirenses conhecem este bolo, claro que se estende ás zonas limítrofes, pois tamanha iguaria não poderia ficar confinada a apenas uma cidade. E para aqueles que duvidam da sua existência eis a foto aqui exposta com muito sofrimento...
E para os mais corajosos eis mesmo a receita:
Ingredientes: 800 g de pão de 1ª em massa ; 500 g de manteiga ; 500 g de açúcar ; 3 colheres de sopa de canela
Confecção: Compra-se a massa de pão no padeiro e divide-se em 5 partes.Juntam-se 2 dessas partes, estende-se a massa e forra-se com ela uma forma quadrada previamente untada.Derrete-se a manteiga, tendo o cuidado de não a deixar ferver, e deita-se uma terça parte dessa manteiga sobre a massa.Polvilha-se com um terço do açúcar e uma colher de canela.Estende-se mais uma das partes de massa e coloca-se sobre a canela, fazendo camadas; rega-se com manteiga, polvilha-se com açúcar, canela e assim sucessivamente, até se esgotarem todos os ingredientes, sendo a última camada de massa.Antes de levar a bola ao forno corta-se em quadrados, sem contudo os separar.Leva-se a cozer em forno muito quente.

10 comments:

  1. Então o meu brother tem um blog e não dizia a ninguem?!

    Parabéns amigo!

    Quanto às bolas de manteiga, não só as conheço bem como comi (ou comemos, não é Luis?) montes de bolas destas. Por terras algarvias também ninguém viu tal bolo. Estou cá há 13 anos e já desisti de tentar convencer as pessoas da sua existência.

    Tenho saudades de estarmos juntos pá. Vem passar férias ao Algarve e passa pelo nosso Barreiro e traz umas bolas de manteiga pra lembrarmos bons tempos. Aproveita e traz umas coca-colas e umas linguas de veado (já demoliram o estádio do Barreirense sabias?).

    Abraço
    Mário L. Soares
    http://Lagash.blogs.sapo.pt

    ReplyDelete
  2. onde e que foste buscar esta receita?!?!?!?!?!
    se es do Barreiro ou mesmo se ja comente uma bola de manteiga, deves ter reparado que n levam canela (canela?????????) nem sao feitas em forma....a receita n e esta. as bolas de manteiga sao feita com massa brioche (e n de pao!!!) e recheadas com manteiga batida com acucar e claras em castelo...

    ReplyDelete
  3. Ai as bolas de manteiga!!! Só mesmo no Barreiro

    ReplyDelete
  4. Não só no Barreiro ma chére... Na Baixa da Banheira, em Alhos Vedros, no Lavradio, na Moita!

    ReplyDelete
  5. Já sei de onde veio essa receita, só que está mesmo errada! Vim num sites com receitas da Beira Baixa! Isso é bola de manteiga de Seia!

    ReplyDelete
  6. Têm razão minha boa gente peço desculpas pelo lapso da receita, tenho que ser mais cuidadoso com esta buscas na internet por vezes não são de fiar...

    ReplyDelete
  7. Como barreirense que sou, também partilho dessa estranheza. Como uma tamanha iguaria pode ficar confinada a dois concelhos? Sim porque atravessaram o rio coina e conseguem-se encontrar em algumas pastelarias seixalenses.
    Abraço a todos os barreirenses

    ReplyDelete
  8. Pois...eu tb sou barreirense, mas vivo na suiça, e estava com dificuldade em encontrar a receita...pois por aqui poucos portugueses conhecem!!!
    Nao imaginava que era uma receita la da nossa zona!!

    ReplyDelete
  9. Se a receita está mal, tira, eu se não viesse ler os comentários ficava enganado...

    ReplyDelete
  10. A Boleira ainda existe. Segundo sei o bolo originou ou na pastelaria Moderna ou na Lucinani que fica uns metros abaixo.

    ReplyDelete